TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º

Josival Pereira

Coluna - Josival Pereira

Cresce possibilidade de Pedro Cunha ser candidato em João Pessoa

Por Josival Pereira Publicado em
Cresce possibilidade de Pedro Cunha ser candidato em João Pessoa
Cresce possibilidade de Pedro Cunha ser candidato em João Pessoa (Foto: RTC)

Após uma rápida rodada de entrevistas reafirmando possibilidade e desejo de ser candidato a prefeito em João Pessoa, talvez já seja razoável incluir o nome do ex-deputado Pedro Cunha Lima, presidente regional do PSDB, no rol dos possíveis postulantes ao comando administrativo de Capital.

Desta feita, não existe tibieza nas novas declarações. Pode não haver entusiasmo, mas está no perfil do ex-candidato a governador manter a racionalidade nos discursos e entrevistas. A verdade é que Pedro está pondo seu nome na mesa de candidaturas com certa firmeza.

É certo que Pedro lembra o nome do deputado Ruy Carneiro como o provável candidato do PSDB na Capital. Porém, talvez não seja exagero enxergar uma leve mudança de postura na ordem dos argumentos. Antes, o presidente tucano dava a entender que o candidato seria Ruy e ele seria uma alternativa. Agora, nos últimas entrevistas, Pedro não faz mais essa baldeação. Foi possível escutar ele dizendo que é candidato, mas que também existe o nome de Ruy na parada. Parece filigrana, mas não é. A fala tem soado mais assertiva e pode refletir uma nova avaliação do PSDB sobre quadros e perspectivas do partido a curto e médio prazo.

Existe uma situação objetiva a ser observada. O candidato a governador Pedro Cunha foi o mais votado em João Pessoa, obtendo 58,11% da votação ou 255.264 votos. O governador João Azevedo ficou com 41,89% ou 184.047 dos votos. A maioria foi de pouco mais de 71 mil votos. Não são números para se desprezar e Pedro os tem lembrado nas entrevistas.

Um problema de Cunha Lima é que ele não é natural de João Pessoa. Mas Ruy também não é. O prefeito Cícero Lucena também não e o ex-prefeito Luciano Cartaxo muito menos. Assim, o problema pode se diluir, embora possa ressurgir, em algum grau, o velho ranço entre pessoenses e campinenses.

Outra questão em jogo seria saber quanto de fato Pedro pode abocanhar da votação que obteve nas eleições para governador e a possibilidade de penetração no eleitorado da direita de classe média na Capital. A crença é que grande parte de votação veio da adesão às suas propostas de governo e permaneceria vinculado.

Além disso, outro

Motivo que pode estar em mesa pesando em favor da possível candidatura de Pedro Cunha Lima em João Pessoa é o de que, sem mandato e sem disputar eleições, seu futuro político estaria comprometido. Pode ficar fora da mídia e, sem palanque, chegaria enfraquecido em 2026. Nessas circunstâncias, a família Cunha Lima corre o risco de perder protagonismo na política estadual.

A ideia é a de que, para Pedro ganhar condições de liderar a maior parte da oposição e ser candidato novamente em 2026, terá que ser candidato em 2024. Trata-se de exigência natural do movimento político. Como não há espaços para ser candidato em Campina Grande, João Pessoa seria a alternativa. Com habitantes de todas as regiões, a Capital é bem menos paroquiana e permitiria o inserção do projeto do PSDB. Até para ser candidato a senador com chances de vitória, Pedro vai precisar ter evidência em 2024.

Nesse contexto, não será nada absurdo se o PSDB decidir bancar a candidatura de Pedro Cunha Lima em João Pessoa. O deputado Ruy Carneiro tem mandato e pode esperar. Já Pedro está sem mandato e não disputar eleições pode causar um irreparável prejuízo para sua carreira política.


Relacionadas
Josival Pereira

JOSIVAL PEREIRA, natural de Cajazeiras (PB), é jornalista, advogado e editor-responsável por seu blog pessoal.

Em sua jornada profissional, com mais de 40 anos de experiência na comunicação, atuou em várias emissoras Paraibanas, como diretor, apresentador, radialista e comentarista político.

Para além da imprensa, é membro da Academia Cajazeirense de Letras e Artes (Acal), e foi também Secretário de Comunicação de João Pessoa (2016/2020), Chefe de Gabinete e Secretário de Planejamento da Prefeitura de Cajazeiras (1993/1996).

Hoje, retorna à Rede Tambaú de Comunicação, com análises pontuais sobre o dia a dia da política nacional e paraibana.