TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º

Josival Pereira

Coluna - Josival Pereira

Paraíba está ilhada no mapa dos 50 lugares mais violentos do mundo

Nenhuma cidade do estado integra o ranking mais recente das localidades mais violentas do mundo.

Por Josival Pereira Publicado em
Polícia Militar durante operação na PB.
Polícia Militar durante operação na PB. (Foto: Polícia Militar/Divulgação)

Anualmente, a ONG (Organização Não Governamental) mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Social causa furor divulgando um ranking das cidades mais violentas do mundo. A lista vira o terror das cidades turísticas, uma vez que os dados são quase sempre amedrontadores.

A cidade de João Pessoa já frequentou o ranking das cidades mais violentas do mundo aí por volta de 2010 e 2011, apresentando uma taxa de mortalidade acima dos 60 assassinatos por grupos de 100 mil habitantes. Incomodava à população e autoridades, mas os números eram verdadeiros e foi necessário uma ação específica de segurança para conter a escalada da violência. A Paraíba também ostentava índices de violência bem elevados.

Pois a Paraíba, e João Pessoa em particular, vivem um bom momento em termos de segurança pública. Não existe nenhuma cidade do estado no mais recente ranking das 50 localidades mais violentas do mundo.

Mas tem um problema: a Paraíba e João Pessoa estão ilhadas. Encontram-se cercadas. É que Natal, Recife e Fortaleza, além de Mossoró, ocupam posições destacadas na lista das 50 cidades mais violentas do mundo.

Tristemente, 10 cidades do Brasil, sendo 9 do Nordeste, aparecem no mais novo ranking da organização Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal, elaborado com dados de 2022.

A cidade mais violenta do Brasil seria Mossoró (RN), na 11ª posição com taxa de 63,21 mortes violentas por grupos de cada 100 mil habitantes. Segue-se Salvador (19ª), com taxa de 56,68 assassinatos; Manaus (21ª), com taxa de mortalidade de 50,66; Feira de Santana (22ª) e Vitória da Conquista (23ª),ambas na Bahia, com taxas respectivas de 50,11 e 47,48; Natal (28ª) com taxa de homicídios de 45,06; Fortaleza (31ª) com 42,63 assassinatos para cada grupo de 100 mil habitantes; Recife (35ª) com taxa de 39,89 mortes; Maceió (36ª), com taxa de mortalidade de 39,45, e Teresina (40ª), com taxa de mortes de 37,30.

O México lidera o ranking das cidades mais violentas do mundo. São 16 na lista. As 7 primeiras da relação são mexicanas. Os Estados Unidos e a Colômbia têm 7 cidades no ranking cada um e a África do Sul, 4.

Dos países desenvolvidos, apenas os Estados Unidos aparece no ranking de cidades mais violentas do mundo.

Fora do ranking das cidades mais violentas do mundo, a Paraíba tem razões para festejar, mas a realidade regional é um forte motivo de preocupação. Precisa ter a consciência de que  é impossível se constituir em ilha de tranquilidade cercada de violência por todos os lados. Precisa redobrar a vigilância e as ações de segurança.

Veja o ranking completo:

Leia também:


Relacionadas
Josival Pereira

JOSIVAL PEREIRA, natural de Cajazeiras (PB), é jornalista, advogado e editor-responsável por seu blog pessoal.

Em sua jornada profissional, com mais de 40 anos de experiência na comunicação, atuou em várias emissoras Paraibanas, como diretor, apresentador, radialista e comentarista político.

Para além da imprensa, é membro da Academia Cajazeirense de Letras e Artes (Acal), e foi também Secretário de Comunicação de João Pessoa (2016/2020), Chefe de Gabinete e Secretário de Planejamento da Prefeitura de Cajazeiras (1993/1996).

Hoje, retorna à Rede Tambaú de Comunicação, com análises pontuais sobre o dia a dia da política nacional e paraibana.