TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º

Josival Pereira

Coluna - Josival Pereira

Procuradoria se manifesta contra suspensão da posse de Virgulino

Parlamentar estava na lista de políticos acusados de participarem ou incitarem ataque golpista em Brasília.

Por Josival Pereira Publicado em
Parecer livra mandato do deputado paraibano Walber Virgulino (PL)
Parecer livra mandato do deputado paraibano Walber Virgulino (PL) (Foto: Reprodução)

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou contra a possibilidade de suspensão da posse de parlamentares acusados de participarem ou incitarem o movimento golpista e atos que tentam alterar o resultado das eleições que elegeu Lula como presidente de República.

O parecer da PGR, enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF) no final da manhã deste sábado, livra o mandato do deputado paraibano Walber Virgulino (PL), que estava na lista dos parlamentares que o grupo Prerrogativas, uma organização de advogados defensores da democracia, pretendia impedir a posse.

A representação do grupo Prerrogativas ao STF ocorreu logo após os ataques à sede dos poderes no dia 8 de janeiro em Brasília. O pedido era de suspensão da diplomação de 5 deputados bolsonaritas por usarem as redes sociais em apoio ao movimento que tentava gerar um caos no país para justificar uma intervenção militar e alterar o resultado eleitoral.

O ministro do STF, Alexandre Moraes, pediu a manifestação da PGR nesta sexta-feira, com prazo de 24 horas para o oferecimento do parecer. Já na manhã deste sábado a PGR se manifestou contrária ao pedido do grupo Prerrogativas.

O entendimento do Mistério Público é o de que o assunto diz respeito à Comissão de Ética da Câmara Federal, que é quem tem a prerrogativa de receber a avaliar denúncias de quebra de decoro de parlamentares, inclusive, desde a diplomação.

Leia também:


Relacionadas
Josival Pereira

JOSIVAL PEREIRA, natural de Cajazeiras (PB), é jornalista, advogado e editor-responsável por seu blog pessoal.

Em sua jornada profissional, com mais de 40 anos de experiência na comunicação, atuou em várias emissoras Paraibanas, como diretor, apresentador, radialista e comentarista político.

Para além da imprensa, é membro da Academia Cajazeirense de Letras e Artes (Acal), e foi também Secretário de Comunicação de João Pessoa (2016/2020), Chefe de Gabinete e Secretário de Planejamento da Prefeitura de Cajazeiras (1993/1996).

Hoje, retorna à Rede Tambaú de Comunicação, com análises pontuais sobre o dia a dia da política nacional e paraibana.