TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º

Josival Pereira

Coluna - Josival Pereira

Controle da Assembleia: deu Branco no Republicanos

Antecipação de processos eleitorais no Legislativo é o trem do poder atropelando o jogo democrático

Por Josival Pereira Publicado em
Deputado

Com antecipação de quase dois meses, o partido Republicanos decide apresentar seus nomes para a disputa da Mesa da Assembleia. O controle pretendido é de dois mandatos, ou seja, para os próximos quatro anos. Deu o deputado Branco Mendes, escolhido para ser o candidato para o primeiro biênio, e Adriano Galdino, o candidato para o segundo do biênio.

Em certa medida, a reunião do presidente do Republicanos, deputado Hugo Motta, acompanhado pelos deputados Adriano Galdino, Branco Mendes e Wilson Filho, com o governador João Azevedo, neste domingo, na Granja Santana, conclui o processo de disputa das eleições gerais no Estado pelo lado da situação.

Ao apresentar os candidatos ao governador, o Republicanos estava cobrando um compromisso ainda aberto dos acordos da campanha, que foi o de apoiar o candidato João Azevedo na campanha pela reeleição em troca da manutenção do com controle político do Poder Legislativo. Ao receber e dar aval aos candidatos, o governador finaliza positivamente o compromisso assumido.

O acordo, mesmo celebrado em plena campanha eleitoral, tem muito a ver com as disputas políticas futuras pelo controle de poder no Estado. O Republicanos entrou na campanha eleitoral deste ano já com o plano de eleger o maior número de deputados federais e a maior bancada na Assembleia visando ser protagonista nas eleições de 2026. O partido quer uma das principais vagas em disputa. Inicialmente, é uma vaga de senador, mas, dependendo da conjuntura, pode ser a de governador.

A ambição política tem a ver com quadro de disputa do poder estadual que se apresenta com a saída de cena dos velhos caciques da política na Paraíba. Lógico que os ex-governadores Cássio Cunha Lima e Ricardo Coutinho ainda estão vivos para a política, mas, dificilmente, reunirão condições de ultrapassar o proscênio do teatro político do Estado. O processo é de renovação geracional no qual o deputado Hugo Motta pretende se inserir com destaque.

O controle político do Poder Legislativo é essencial nos planos do Republicanos. Observando-se apenas o lado do vencedor das últimas eleições, os partidos de centro-esquerda podem se agrupar em torno do governador João Azevedo; o grupo do deputado Aguinaldo Ribeiro tem o vice-governador Lucas Ribeiro podendo assumir e ser candidato a governador e o Republicanos vai ter um bom pedaço do poder. Não havendo rupturas, o que é muito difícil, a chapa vai depender da força de cada um na hora da composição. O plano de todos parece ser chegar bem armado em 2026.

E por que deu Branco para o primeiro biênio? Pela experiência e idade (o parlamentar vai para o 5º mandato de deputado), pelo comportamento conciliador, pela certeza de que não vai tentar virar a Mesa ao ser eleito, o que tranquiliza o deputado Adriano Galdino; a confiança do governador de que haverá paz na relação Executivo com o Legislativo e a garantia de apoio de deputados da oposição, podendo se chegar até a uma eleição de consenso.

De qualquer forma, a antecipação de processos eleitorais na Assembleia representa o trem do poder rasgando trilhos e atropelando o jogo democrático.

Leia também:

Relacionadas
Josival Pereira

JOSIVAL PEREIRA, natural de Cajazeiras (PB), é jornalista, advogado e editor-responsável por seu blog pessoal.

Em sua jornada profissional, com mais de 40 anos de experiência na comunicação, atuou em várias emissoras Paraibanas, como diretor, apresentador, radialista e comentarista político.

Para além da imprensa, é membro da Academia Cajazeirense de Letras e Artes (Acal), e foi também Secretário de Comunicação de João Pessoa (2016/2020), Chefe de Gabinete e Secretário de Planejamento da Prefeitura de Cajazeiras (1993/1996).

Hoje, retorna à Rede Tambaú de Comunicação, com análises pontuais sobre o dia a dia da política nacional e paraibana.