TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º

Josival Pereira

Coluna - Josival Pereira

Quais os efeitos do apoio de Veneziano a Pedro?

Pedro Cunha Lima (PSDB), candidato ao governo da Paraíba, recebeu nesta sexta-feira (7), o apoio do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB)

Por Josival Pereira Publicado em
Pedro Cunha Lima (PSDB) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB) anunciam aliança
Pedro Cunha Lima (PSDB) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB) anunciam aliança (Foto: Reprodução/Instagram)

Quais os efeitos do apoio do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) ao candidato Pedro Cunha Lima (PSDB) nesse segundo turno das eleições na Paraíba?

Existem efeitos imediatos positivos na propaganda e nos ânimos da campanha de Pedro. Afinal, ele está recebendo o apoio de um candidato que obteve 373.511 votos (17,16%) e de um adversário histórico em sua principal base eleitoral, que é Campina Grande. Um bom reforço para Pedro, sem dúvidas.

O difícil, em relação a esses efeitos imediatos, que é eleição em segundo torno, é estimar o potencial de transferência de votos de Veneziano para Pedro.

Nesse ponto, talvez seja prudente se avaliar que Veneziano não tem os votos que obteve no primeiro turno. Sua votação foi inflada pelo apoio do ex-presidente Lula. Ele era o candidato de Lula, que já declarou apoio ao governador João Azevedo juntamente com o diretório do PT.

Dizer que Veneziano só pode contar efetivamente com o que tinha antes de receber o apoio de Lula, que uma média de 8% das intenções de votos, pode parecer grosseiro, mas não deixa de haver verdade na assertiva. Poe até ter incorporado mais, mas, ainda assim, vai contar apenas com uma fração para transferência, como comandam as regras da política.

Quanto Veneziano soma a Pedro? Não existem estudos ou parâmetros claros para uma avaliação sobre esse quesito, mas é também prudente levar em consideração que uma campanha eleitoral não é uma questão aritmética. Às vezes, os efeitos políticos são mais importantes do que os números. Não se pode ter dúvidas que, à primeira vista, a campanha de Pedro se fortalece.

Veneziano pode facilitar a criação de comitês Pedro-Lula, uma vez que o senador continua votando em Lula, como ocorreu em campanha de Cássio Cunha Lima, no passado. Pode se configurar numa ação política importante.

É recomendável, porém, que sejam observados possíveis efeitos colaterais da decisão anunciada. Já parece intensa nas redes sociais uma reação entre eleitores de Lula e do PT taxando Veneziano de “traidor”. Se essa reação cresce, pode reduzir efeitos positivos.

É preciso aguardar também a reação de aliados e eleitores de Bolsonaro, que esperavam o apoio automático de Pedro Cunha Lima, que pode deixar de ter apoios importantes no palanque. Além disso, ainda será preciso aguardar como aliados históricos da família Cunha Lima em Campina Grande vão se comportar diante dessa nova configuração política. Discrepâncias podem reduzir os efeitos positivos da aliança celebrada nesta sexta-feira.

Essa é uma análise apenas sobre os possíveis efeitos dessa aliança dos Cunha Lima com os Vital do Rêgo em relação às eleições em marcha. Existem questões de médio e longo prazo que ainda precisam ser esmiunçados. Em breve. Aqui.

Leia também:


Relacionadas
Josival Pereira

JOSIVAL PEREIRA, natural de Cajazeiras (PB), é jornalista, advogado e editor-responsável por seu blog pessoal.

Em sua jornada profissional, com mais de 40 anos de experiência na comunicação, atuou em várias emissoras Paraibanas, como diretor, apresentador, radialista e comentarista político.

Para além da imprensa, é membro da Academia Cajazeirense de Letras e Artes (Acal), e foi também Secretário de Comunicação de João Pessoa (2016/2020), Chefe de Gabinete e Secretário de Planejamento da Prefeitura de Cajazeiras (1993/1996).

Hoje, retorna à Rede Tambaú de Comunicação, com análises pontuais sobre o dia a dia da política nacional e paraibana.