TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º

Coluna - Daniel Lustosa

'Progressistas' avança diálogo para federação com 'União Brasil' e cria nó entre Aguinaldo e Efraim

Decisão unânime do Progressistas contou com a presença do deputado federal Aguinaldo Ribeiro, que lidera o partido na Paraíba.

Por Publicado em
Aguinaldo Efraim
Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) e Efraim Filho (União Brasil)

O senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, revelou que o partido aprovou dar sequência às tratativas para formar uma federação com o União Brasil. A reunião da bancada ocorreu na noite desta terça-feira (18), e a aprovação se deu de forma unânime, com a participação do deputado federal paraibano Aguinaldo Ribeiro.

“Após intensa discussão, deputados federais, senadores e presidentes de diretórios estaduais decidiram, por unanimidade, dar pleno aval à presidência do partido para prosseguir com as tratativas no sentido de consolidar a criação da federação”, afirmou Ciro Nogueira.

Caso a federação entre PP e União Brasil se concretize, o grupo político será o maior da Câmara dos Deputados, com 109 parlamentares. No Senado, as bancadas do Progressistas e do União totalizam 13 senadores.

Impactos na Paraíba

Um dos nós a serem desatados na formação da federação é a Paraíba. Enquanto o União Brasil, liderado pelo senador Efraim Filho, está na oposição ao governador João Azevêdo (PSB), o Progressistas, liderado pelo deputado federal Aguinaldo Ribeiro, não só integra a base do governo estadual, como também tem no vice-governador, Lucas Ribeiro, um possível candidato à sucessão.

Efraim e Aguinaldo têm forte influência em seus partidos em Brasília e podem protagonizar uma intensa queda de braço pelo comando da federação no estado.


Relacionadas
Josival Pereira

JOSIVAL PEREIRA, natural de Cajazeiras (PB), é jornalista, advogado e editor-responsável por seu blog pessoal.

Em sua jornada profissional, com mais de 40 anos de experiência na comunicação, atuou em várias emissoras Paraibanas, como diretor, apresentador, radialista e comentarista político.

Para além da imprensa, é membro da Academia Cajazeirense de Letras e Artes (Acal), e foi também Secretário de Comunicação de João Pessoa (2016/2020), Chefe de Gabinete e Secretário de Planejamento da Prefeitura de Cajazeiras (1993/1996).

Hoje, retorna à Rede Tambaú de Comunicação, com análises pontuais sobre o dia a dia da política nacional e paraibana.