Hugo Motta faz elogios a Lira na despedida do presidente da Câmara dos Deputados
Paraibano deverá suceder atual presidente da Câmara dos Deputados em um dos cargos mais poderosos do país.
O deputado federal paraibano Hugo Motta (Republicanos) não poupou elogios ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas), durante a sessão desta quinta-feira (19). O alagoano tem conduzido suas últimas sessões na presidência da Casa com uma ampla pauta econômica, mas também tem aberto espaço para homenagens de seus colegas.
Com uma articulação bem-sucedida para suceder Lira em um dos cargos mais importantes do país, Motta fez uma defesa enfática da gestão do atual presidente da Câmara. “O seu trabalho, a sua firmeza, o seu objetivo sempre de construir consensos, de procurar colocar o interesse do povo brasileiro à frente de qualquer interesse momentâneo ou partidário, de um lado ou do outro, procurou sempre honrar a confiança que nós, parlamentares, depositamos em vossa excelência por duas vezes", afirmou Motta.
Conhecido por sua habilidade em pressionar o Governo Federal em defesa dos interesses dos parlamentares, Lira se mostrou pragmático. Embora tenha apoiado Jair Bolsonaro (PL), foi um dos primeiros a reconhecer a vitória de Lula e intermediou, com dificuldades, a relação entre o governo e a Casa.
Com um perfil também voltado para o consenso, Motta deverá seguir por um caminho similar, enfrentando desafios semelhantes. Os atritos são explicados, em grande parte, pela disputa pelo controle do orçamento. Mesmo com as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre as emendas parlamentares, o Congresso Nacional continua com forte influência na destinação dos recursos públicos federais, e essa disputa não apresenta perspectiva de resolução tão cedo.