TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º

Coluna - Daniel Lustosa

João Azevêdo entra no STF contra calendário para emendas na Paraíba

Executivo estadual alega que deputados estaduais criaram novos prazos para pagamentos de emendas individuais. Ato violaria a previsibilidade orçamentária.

Por Publicado em
Abx5z0k8
João Azevêdo, governador da Paraíba

A Paraíba está repetindo uma queda de braço que acontece em Brasília entre executivo e legislativo. O governador João Azevêdo (PSB) entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) questionando alterações feitas pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) nas emendas dos deputados estaduais. O ato vai no mesmo sentido dos deputados federais e senadores que buscam instituir um calendário de pagamento para as emedas.

Aqui no estado, a alteração foi feita na lei que institui o Plano Plurianual (2024-2027). As alterações foram vetadas pelo governador, mas o veto foi derrubado pelos deputados estaduais. O caso agora está no STF através de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes.

Para o Governo da Paraíba, manter os novos prazos para a execução de emendas viola princípios constitucionais em matéria orçamentária, como a previsibilidade e a segurança jurídica. “As inserções parlamentares que fixaram prazos distintos para a execução orçamentária de 2024, além de descaracterizar a essência do projeto, usurparam competências da LDO, contrariando o modelo constitucional de planejamento orçamentário”, afirma João Azevêdo na ação.

Na ADI, o governador pede uma decisão liminar (urgente e provisória) para suspender a eficácia dos trechos que criaram os novos prazos. A urgência é justificada pelo risco de desestabilização do planejamento das contas públicas em 2024.

Com informações do STF


Relacionadas
Josival Pereira

JOSIVAL PEREIRA, natural de Cajazeiras (PB), é jornalista, advogado e editor-responsável por seu blog pessoal.

Em sua jornada profissional, com mais de 40 anos de experiência na comunicação, atuou em várias emissoras Paraibanas, como diretor, apresentador, radialista e comentarista político.

Para além da imprensa, é membro da Academia Cajazeirense de Letras e Artes (Acal), e foi também Secretário de Comunicação de João Pessoa (2016/2020), Chefe de Gabinete e Secretário de Planejamento da Prefeitura de Cajazeiras (1993/1996).

Hoje, retorna à Rede Tambaú de Comunicação, com análises pontuais sobre o dia a dia da política nacional e paraibana.