TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º

Daniel Lustosa

Coluna - Daniel Lustosa

13 deputados estaduais se despedem da ALPB

Por Daniel Lustosa Publicado em
Whats App Image 2023 01 27 at 09 36 23
(Cabo Gilberto e Pollyanna Dutra)

A sessão que aprovou a Lei Orçamentária Anual (LOA) e as contas de Ricardo Coutinho (PT) e João Azevêdo (PSB) marcou também a despedida de 13 deputados estaduais na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Entre eles estão nomes que não disputaram a reeleição, que almejaram outros cargos ou resolveram encerrar a carreira política apoiando outros nomes.

Na lista estão: Edmilson Soares, Buba Germano, Anísio Maia, Pollyanna Dutra, Jeová Campos, Ricardo Barbosa, Doda de Tião, Dr. Érico, Raniery Paulino, Estela Bezerra, Cabo Gilberto, Moacir Rodrigues e Manoel Ludgerio. Destaco dois que, em campos políticos totalmente opostos, saíram maiores do processo eleitoral, na vitória ou até mesmo na derrota.

Esquerda

No campo progressista, a deputada estadual Pollyanna Dutra (PSB). Lançada de última hora para a disputa ao Senado na chapa de João Azevêdo, ela enfrentou diversos contratempos, como a falta de apoio integral da própria base do governador e até de integrantes do seu partido, PSB. Mesmo assim, teve 457.679 votos e estadualizou ainda mais seu nome na Paraíba.

O bom resultado, mesmo com a derrota, permitiu a Pollyanna, agora sem mandato, pleitear e ser contemplada com uma das pastas mais desejadas da gestão estadual: a Secretaria de Desenvolvimento Humano da Paraíba, responsável pelos programas sociais da gestão.

Direita

Na ala conservadora, o deputado estadual Cabo Gilberto (PL), que também enfrentou boicotes do seu grupo durante a campanha, como o pouco repasse de verba do partido, conseguiu capitalizar o voto da extrema direita na Paraíba e se tornou o terceiro deputado federal mais votado, com 126.876 votos.

O filiado ao partido de Bolsonaro quebrou a lógica ao ter mais voto do que o próprio presidente do PL, Welligton Roberto, que contava com o apoio de prefeitos e lideranças políticas atendidas por repasse de emendas e orçamento secreto. Como resultado dessa divergência interna durante a campanha, o deputado federal diplomado cortou relações com o líder do partido no estado e busca articulação direta com a direção nacional do PL para se firmar na legenda.

Nova composição

Apesar da renovação de 13 cadeiras, a nova legislatura, que começa no dia 1º de fevereiro, já nasce mantendo o tradicionalismo, a começar com a mais que provável permanência de Adriano Galdino (Republicanos) no comando da casa. Em relação aos ocupantes das 13 cadeiras, eles estão, em sua maioria, dentro das mesmas famílias ou lideranças municipais da politica paraibana. Saiba quem são:

Chico Mendes - PSB

Natural de Cajazeiras, o empresário Chico Mendes foi eleito para o seu primeiro mandato como deputado estadual da ALPB. Em 2020, foi eleito prefeito do município de São José de Piranhas, localizada no Sertão do Estado.

Danielle do Vale - Republicanos

Primeira mulher eleita deputada do Vale do Mamanguape, exerce seu primeiro mandato como deputada estadual da ALPB. Graduada em Ciências Contábeis e pós-graduada em Gestão Pública, já atuou como servidora pública da Secretaria Estadual de Educação e na Assembleia Legislativa da Paraíba, como secretária parlamentar.

Dr Eduardo Brito - Solidariedade

É natural de Mamanguape. O médico assume seu primeiro mantado como deputado estadual, mas sua carreira política começou como vereador de Mamanguape. Em 2009, foi eleito prefeito de Mamanguape, sendo reeleito em 2013.

Dr Romualdo - PSB

Natural de João Pessoa. Dr Romualdo assume seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa da Paraíba. Em 2020, foi eleito prefeito do Congo e teve como principal marca sua atuação durante a pandemia do novo coronavírus.

Fábio Ramalho - PSDB

Assume seu primeiro mandato como deputado estadual, na Casa de Epitácio Pessoa. Natural de em São Roque, interior do Estado de São Paulo, ingressou na carreira política em 2004, quando foi eleito vereador em Lagoa Seca pela primeira vez. Em 2016 foi eleito prefeito da cidade, e reeleito com a maior votação da história política de Lagoa Seca.

Francisca Mota - Republicanos

Natural do município de Catolé do Rocha, no sertão paraibano, iniciou sua carreira política em 1992, como vice-prefeita de Patos. Em 2012, foi eleita prefeita de Patos, onde permaneceu até 2016. Também já ocupou os cargos de vice-presidente e presidente da ALPB. Essa é a sexta vez que assume mandato na Assembleia Legislativa Paraíba.

Gilbertinho - União

É advogado e natural da Pombal. Foi vereador e prefeito da cidade de Lagoa, localizada na região de Pombal. Ele fará parte da bancada de parlamentares da Assembleia Legislativa da Paraíba pela primeira vez.

João Paulo - PP

Natural de Campina Grande, João Paulo exerce seu primeiro mandato como deputado estadual. Foi prefeito de Boqueirão entre 2013 e 2020.

Luciano Cartaxo - PT

Natural de Sousa, Luciano Cartaxo foi prefeito de João Pessoa por dois mandatos, entre 2013 e 2021, mas começou a sua carreira política em 1996, quando foi eleito vereador em João Pessoa pela primeira vez. Reelegeu-se por mais três mandatos consecutivos nos pleitos de 2000, 2004 e 2008. Cartaxo também atuou como deputado estadual, nas eleições de 2010, e retorna à Casa para seu segundo mandato.

Michel HenriqueRepublicanos

Advogado e natural de João Pessoa, Michel Henrique exerce seu primeiro mandato como deputado estadual, pelo partido Republicanos. Sua vida política teve início nas articulações de campanhas vitoriosas dos seus pais. Ele foi presidente estadual do Partido PROS e, após o falecimento do seu pai, João Henrique de Souza, decidiu dar continuidade ao legado da família.

Sargento Neto - PL

Natural de Campina Grande, tem formação em educação física e é policial militar reformado. Sargento Neto foi eleito duas vezes vereador em Campina Grande, nos anos de 2016 e 2020. No biênio 2023-2024, foi presidente da mesa diretora da Câmara Municipal, renunciando a função após se eleger deputado estadual.

Tanilson Soares - PSB

Formado em Administração de Empresas, foi eleito vereador de João Pessoa pela primeira vez em 2016, sendo o terceiro mais votado na época. Em 2020, foi reeleito pelo Avante com 7.570 votos, sendo o mais votado do pleito.

Jane Panta - PP

Médica cardiologista, Jane Panta é natural de Lorena, no estado de São Paulo. Jane Panta assumiu uma cadeira na ALPB na atual legislatura em substituição ao deputado João Henrique (PSDB), que morreu em decorrência de complicações da Covid-19.


Relacionadas
Daniel Lustosa

DANIEL LUSTOSA, estudou Comunicação Social na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e começou a atuar no Jornalismo em 2014.

Passou pelas rádios Band News FM e Tabajara e pelas TVs Master, Arapuan e Manaíra. Atualmente é apresentador da Jovem Pan João Pessoa e repórter de política da TV Tambaú.