TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º

Daniel Lustosa

Poder Legislativo

Adriano Galdino prepara terreno para possível sucessão na presidência da ALPB

PEC que beneficia atual presidente divide opinião entre parlamentares

Por Daniel Lustosa Publicado em
Csm 49553777736 561ddf7289 kj 0e2128109d
(Adriano Galdino (PSB), presidente da ALPB. (Foto: ALPB/Divulgação))

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) deve votar, em breve, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 41/2022, de autoria do presidente da Casa, Adriano Galdino, que busca basicamente oferecer embasamento jurídico para, possivelmente, permitir uma nova reeleição ao atual chefe do poder legislativo estadual. A PEC foi aprovada pela Comissão Especial e será encaminhada para votação no plenário.

A proposta busca adequar o art. 59, §4o, da Constituição do Estado da Paraíba, ao entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o regramento das eleições das Mesas Diretoras das Assembleias Legislativas. "A proposta estabelece a possibilidade de uma única reeleição ou recondução, independentemente dos mandatos serem consecutivos ou não e ocorrerem na mesma legislatura", afirmou Galdino.

A intenção do presidente é que a regra ignore o fato de que ele já foi reeleito e passe a valer levando em consideração daqui para frente. Ouvimos deputados favoráveis e contrários a esta medida que, vale ressaltar, não garante plenamente que Galdino renove o mandato, já que há juristas que consideram o texto questionável.

O líder da oposição, Cabo Gilberto (PL), que integrou a Comissão Especial da PEC, discorda do presidente. "Eu não tenho nada pessoal contra o presidente. O entendimento do que foi decidido (pelo STF) está muito claro. O presidente está fazendo uma manobra para querer aprovar essa PEC para valer daqui para frente. Ele quer ficar mais 2 anos ou até 4 anos para usar a máquina a seu favor nas eleições como ele fez neste ano", criticou.

Já o deputado Jutay Meneses (Republicanos), colega de partido de Adriano, defende a possibilidade de uma nova reeleição. "Você não se autoproclama presidente da ALPB. Você é votado. Em um processo como esse, você muda quando está insatisfeito. Se ele está sendo reconduzido é porque a casa está satisfeita. Diga-se de passagem, eu fui contra a primeira eleição de Adriano, mas aprendi a respeitar o presidente Adriano e a usa gestão. Ele tem toda a condição de ter mais dois mandatos", afirmou.


Relacionadas
Daniel Lustosa

DANIEL LUSTOSA, estudou Comunicação Social na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e começou a atuar no Jornalismo em 2014.

Passou pelas rádios Band News FM e Tabajara e pelas TVs Master, Arapuan e Manaíra. Atualmente é apresentador da Jovem Pan João Pessoa e repórter de política da TV Tambaú.