TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
varíola dos macacos

Sobe para 84 número de casos suspeitos de monkeypox na Paraíba

Dos 84 casos suspeitos, 40 são residentes em João Pessoa

Por Carlos Rocha Publicado em
O homem está isolado em casa, conforme a Secretaria de Saúde
O homem está isolado em casa, conforme a Secretaria de Saúde (Foto: Reprodução/CFBM)

Subiu de 76 para 84 o número de casos suspeitos de varíola dos macacos na Paraíba. A informação é do boletim divulgado nesta quarta-feira (5) pela Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB). Dos 84 casos suspeitos, 40 são residentes em João Pessoa, que é a cidade com maior número de casos investigados. Cajazeiras tem 6 casos, Cabedelo 5 e Campina Grande 4. Desde o início, 207 foram descartados.

Casos Confirmados

O 59º boletim sobre o monitoramento de casos varíola dos macacos na Paraíba confirmou 12 novas ocorrências da doença no estado. Com isso, a Paraíba passa a ter 29 casos confirmados. Entre os casos, a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) confirmou o 1º no Sertão, na cidade de Patos. Há 24 casos em João Pessoa, 3 em Cabedelo e um em Campina Grande.

Perfil dos confirmados

Entre os casos confirmados, três são do sexo feminino, 26 casos do sexo masculino, a faixa etária com maior número de casos confirmados é a de 30 a 39 anos. Nenhum dos casos foi hospitalizado, seguem em isolamento. O município de residência segue acompanhando os pacientes e pessoas com quem tiveram contato.

Demora nos diagnósticos

Os exames para detectar a infecção por monkeypox estão sendo feitos no Rio de Janeiro. Segundo a SES-PB, as amostras vão para o estado fluminense e estão demorando um pouco por causa do número de casos que é grande no Brasil.

Sinais de alerta

A SES-PB alerta que quem apresentar febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, glândulas inchados, calafrios e exaustão com pelo menos 1 a 3 dias de sintomas, além de começar a aparecer lesões na pele, pode-se suspeitar da varíola dos macacos e procurar uma unidade de saúde.


Relacionadas