TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
luto

Relembre oito mortes que abalaram o mundo gospel

Relembre partidas que marcaram admiradores do segmento

Por Carlos Rocha Publicado em
Relembre oito mortes que abalaram o mundo gospel
Relembre oito mortes que abalaram o mundo gospel (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

Algumas precoces, outras nem tanto, as partidas definitivas desta existência para um lugar desconhecido fazem a humanidade refletir e questionar sobre as coisas que rompem as barreiras da vida. Para quem é cristão protestante, mesmo com a promessa da vida eterna e estadia nas mansões celestiais, a morte não é levada com tanta naturalidade quanto como dizia o apóstolo Paulo: "Para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro". Enquanto seres humanos, por mais que esses eventos aconteçam, não estamos 100% prontos para lidar com a perda de pessoas.

A morte da pastora, cantora e compositora Ludmila Ferber, na noite desta quarta-feira (26), é um exemplo do quanto essa "passagem" mexe com quem a sentia tão perto através de suas composições e interpretações musicais. Muitas pessoas, principalmente do meio gospel, sentiram muito essa morte e usaram suas redes sociais para se manifestarem. Da mesma forma, outras sete mortes de personalidades conhecidas, em diferentes proporções, no meio gospel, abalaram muito esse segmento.

Denise Cerqueira

Quando se fala em perda no meio artístico gospel não tem como não lembrar da cantora Denise Cerqueira. Ela morreu em 15 de novembro de 1999 em um acidente de carro na rodovia que liga a cidade de Teresina, no Piauí, à Parnaíba. Ela viajava em companhia de ministros da Assembleia de Deus onde cantaria naquela noite. De acordo com jornais e revistas, a cantora dormia no banco traseiro quando o carro capotou várias vezes. Denise foi a única a morrer no capotamento. A cantora tinha 39 anos e deixou os filhos David e Daniel, que tinham 17 e 13 anos na época. Um dos maiores sucessos da artista é a canção 'Jerusalém e Eu'.

Fabiana Anastácio

Na madrugada de 3 de junho de 2020 a cantora Fabiana Anastácio nos deixava após complicações em decorrência da Covi-19. Ela estava há alguns dias internada e era hipertensa e diabética. Fabiana tinha uma carreira longa no meio gospel, mas ganhou notoriedade quando um de seus vídeos, cantando em um congresso, viralizou nas redes sociais. Nele, ela interpreta a canção ‘Pai eu confiarei’, de Bruna Karla. Muitas pessoas aparecem chorando no vídeo e as imagens mostram ainda a cantora fazendo uma ministração de cura.

Irmão Lázaro

O vereador, cantor gospel e ex-integrante do Olodum, Irmão Lázaro (PL), morreu em março de 2021, aos 54 anos, vítima de complicações da Covid-19. Ele estava internado havia quase um mês na UTI de um hospital de Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador. Lázaro já foi integrante do grupo Olodum nos anos 90, mas decidiu seguir carreira de cantor gospel após se converter à religião evangélica. Um dos seus grandes sucessos, a música gospel "Eu te amo tanto", faz parte de um CD e DVD homônimo gravado em 2008 na Bahia.

Filho de Eyshila

Em junho de 2019, Matheus Oliveira, um dos filhos da cantora gospel Eyshila, morreu aos 17 anos. A morte precoce chocou a comunidade evangélica, que sentiu juntamente com a artista a sua dor. O rapaz foi diagnosticado com meningite e não resistiu. Ele chegou a passar seis dias internado e, nesse período, o país inteiro orava pela causa de Eyshila e apresentava Matheus nas preces.

Feliciano Amaral

Conhecido como o Rouxinol do Sertão e precursor da música gospel no Brasil o cantor Feliciano Amaral teve sua voz silenciada em 2018, após 97 anos. Mesmo com a idade avançada, ele ainda exercia o ministério musical. Em 2013, Feliciano foi reconhecido pelo Guinness Book, como o cantor mais velho no mundo ainda em atividade. O pastor nasceu em Minas Gerais, em 1920 e era famoso internacionalmente no meio evangélico. Ele ficou um período internado e teve falência múltipla dos órgãos.

Esdras Gondim

Apesar de não ser tão conhecido, a morte de Esdras Gondim chocou também pela jovialidade do artista. Ele morreu por complicações da Covid-19 aos 23 anos, cinco dias após receber o diagnóstico da doença causada pelo novo coronavírus. Além da carreira solo, Esdras também fazia parte do grupo Vocal Livre.

André Paganelli

Amigos e familiares do saxofonista cristão André Paganelli encheram as redes sociais de mensagens de luto na madrugada de 20 de janeiro de 2022. É que o músico considerado um dos melhores saxofonistas do Brasil foi encontrado morto na noite enterior. Paganelli lutava contra uma depressão. O trabalho do músico rendeu a ele muito prestígio, como indicações ao Troféu Talento e o Grammy Latino. Ele também foi um dos membros votantes do Grammy Latino, da Ordem dos Músicos do Brasil e da Associação Brasileira de Regentes Arranjadores e Músicos.

Ludmila Ferber

A pastora Ludmila Ferber morreu na noite de 26 de janeiro de 2022, vítima de um câncer no pulmão, com metástases no fígado e nos ossos. Ela teria iniciado o quinto tratamento contra a doença em um hospital de São Paulo recentemente. Em junho de 2021, Ludmila fez uma publicação informando que estava suspendendo o quarto tratamento por ineficácia. Ela afirmou que após dois ciclos desse tratamento, as células afetadas continuavam avançando. Na época, a cantora afirmou que não recebia a notícia com tristeza, mas com fé. Ela chegou a mencionar que o quinto tratamento seria iniciado em breve e que essa fase exigiria muitos cuidados. A artista citou um trecho de uma das suas músicas: "Não desista, não pare de crer".


Relacionadas