TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Fim do prazo

Prazo para pagar inscrição do Enem 2022 encerra nesta sexta (27)

Sem o pagamento, a inscrição não é concluída e não é possível fazer a prova.

Por Edcesar Oliveira Publicado em
Inscrições para o Enem serão realizadas de 5 a 16 de junho
Inscrições para o Enem serão realizadas de 5 a 16 de junho (Foto: Reprodução)

Os estudantes que se inscreveram para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 têm até esta sexta-feira (27) para pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 85.

Sem o pagamento, a inscrição não é concluída e não é possível fazer o exame. Neste ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou o pagamento através do Pix e cartão de crédito. Nos anos anteriores, o embolso só podia ser realizado através Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) - boleto.

Como pagar

  1. Para emitir o boleto de pagamento, o estudante não isento deve acessar a Página do Participante.
  2. Para o acesso, o estudante deve logar sua conta do gov br com o número do CPF e clicar em "avançar".
  3. Após o procedimento, uma outra página será carregada. O estudante deve selecionar a opção "Pagamento/isenção" e selecionar a forma de embolso.

O enem

As provas do Enem 2022 serão aplicadas, nas versões impressa e digital, nos dias 13 e 20 de novembro, de acordo com o Inep.

O exame mede o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso aos auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Veja mais:


Relacionadas