TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Do Reino Unido

Paraíba identifica circulação de variante mais contagiosa do coronavírus

"Essa é uma variante com alto poder de transmissibilidade", alertou o secretário de Saúde do Estado

Por Juliana Alves Publicado em
SES divulga boletim com atualização da pandemia na Paraíba
SES divulga boletim com atualização da pandemia na Paraíba (Arte: Reprodução/OMS)

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES) confirmou nesta terça-feira (15) o primeiro caso de contaminação pela variante Alpha do coronavírus, que tem origem do Reino Unido, na Europa. O primeiro caso dessa cepa no mundo foi confirmado em setembro de 2020. Pesquisas apontam que a transmissibilidade da variante Alpha é de 30 a 50% maior do que as linhagens anteriores do vírus.

Em conversa com o Portal T5, o Secretário de Saúde Geraldo Medeiros disse o caso foi identificado em um paciente de 19 anos, de João Pessoa, Capital paraibana. Segundo ele, o jovem foi acompanhado pela Secretaria e está recuperado. O caso foi identificado dentre 52 amostras coletadas pela SES.

Com o primeiro registro de contaminação pela variante Alpha no território paraibano, Geraldo Medeiros disse que a Secretaria de Saúde está atenta. "Essa é uma variante com alto poder de transmissibilidade", alertou o secretário.

Estudo recentes, realizados na Inglaterra e em Israel, comprovaram a eficácia das vacinas da Pfizer e da AstraZeneca contra a variante Alpha. Ambos os imunizantes estão sendo aplicados na Paraíba.


Relacionadas