TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Mundo

Dois asteroides se aproximam da Terra em dezembro

Os dois asteroides têm proporções quilométricas e serão alvo de estudos.

Por Renata Nunes Publicado em
Os dois asteroides têm proporções quilométricas e serão alvo de estudos
Os dois asteroides têm proporções quilométricas e serão alvo de estudos (Imagem: Nasa/Divulgação)

Dois asteroides vão passar perto da Terra no mês de dezembro. De acordo com a Nasa, um deles, chamado 4660 Nereus, de 330 metros de diâmetro, fará uma passagem pela órbita da Terra no dia 11. Embora ele seja considerado um objeto potencialmente perigoso, não há risco de colisão. Uma semana depois, será a vez do asteroide (163899) 2003 SD220, de 800 metros, se aproximar do nosso planeta, também sem oferecer riscos.

Conforme a agência, os dois asteroides têm proporções quilométricas e serão alvo de estudos, que são importantes para prever com precisão suas órbitas e trajetórias, caso eles se tornem uma ameaça real no futuro. Agências espaciais e astrônomos em geral registram todas as informações possíveis de rochas potencialmente perigosas durante essas aproximações.O asteroide Nereus passará por nós a uma distância segura de 3,93 milhões de quilômetros. Embora essa seja a maior aproximação desse objeto que veremos em décadas, isso ainda é equivalente a mais de 10 vezes da distância média entre a Terra e a Lua.

Ele completa uma volta ao redor do Sol em 1,82 ano, mas seu trajeto coincide com a posição da Terra apenas a cada 10 anos ou mais. Este ano terá sua maior aproximação desta metade de século — a próxima visita mais aproximada da Terra será em 14 de fevereiro de 2060, quando ele estará a mais de três vezes a distância entre a Terra e a Lua. Do Canal Tech


Relacionadas