TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Atividade física

Conheça os benefícios de correr e pedalar

Profissional de Educação Física explica qual exercício se encaixa melhor em cada perfil

Por Renata Nunes Publicado em
Antes de iniciar uma atividade física, é importante passar por avaliação médica
Antes de iniciar uma atividade física, é importante passar por avaliação médica (Imagem: Unimed/João Pessoa)

Correr ou praticar ciclismo são exercícios aeróbicos, os famosos “cardio”, que trazem muitos benefícios à saúde e qualidade de vida, principalmente ligados à resistência. Porém, antes de iniciar uma atividade física, é importante passar por avaliação médica para saber qual se encaixa melhor a cada perfil.
 
O profissional de Educação Física da equipe de promoção da saúde da Unimed João Pessoa, Claudney Forte, explica que ambas as atividades produzem melhorias no condicionamento físico, além de ajudar a eliminar o excesso de gordura no corpo. “Elas melhoram a saúde cardiovascular e respiratória, auxiliam na redução de peso e aumento do metabolismo basal — que é a quantidade de calor produzida pelo corpo humano, em repouso. Entre os benefícios, também estão a ajuda no controle da diabetes e hipertensão”, destaca.
 
Para quem tem dúvidas entre optar pelo ciclismo ou pela corrida, Claudney Forte destaca que algumas contraindicações podem ajudar na decisão. “Ambos são indicados para todas as idades, mas pessoas que estão muito acima do peso ou com alguma lesão musculoesquelética pré-existente devem evitar a corrida, devido ao alto impacto que o exercício causa nas articulações”, explica.
 
O especialista orienta que os exercícios sejam iniciados de forma leve para que o organismo possa se adaptar naturalmente. “Todo início é difícil e doloroso. Sair da zona de conforto não é fácil, porém existe um protocolo que deve ser seguido para diminuir os riscos de lesões ou algo pior. O primeiro passo é procurar um médico para que sejam realizados os exames necessários. Depois disso, é essencial buscar um profissional de educação física que vai prescrever treinos respeitando a individualidade biológica de cada um”, orienta.
 
Comparativos — A corrida geralmente elimina mais calorias por minuto, mas oferece mais riscos de lesões, principalmente no tornozelo, joelho e quadril. Já o ciclismo gera menos impacto e alivia a pressão das articulações. O exercício também ajuda a tonificar os músculos das pernas, uma vez que trabalha os membros inferiores e glúteos. Em contrapartida, a fadiga periférica (cansaço das pernas) irá limitar a parte central (coração) de atingir seu ponto máximo de trabalho.
 
Dicas para iniciantes:

*Realize alongamentos antes e depois da corrida/ciclismo
*Não esqueça do aquecimento
*Não corra todos os dias, mas mantenha a regularidade
*Utilize roupas leves, calçados e equipamentos apropriados
*No ciclismo, escolha uma bike para iniciantes
*Preste atenção à alimentação e hidratação
*Cuide da sua segurança e aprenda a fazer manutenção de emergência na bike
*Pedale ou corra por lugares conhecidos
*Entre em um grupo de passeio
*Respeite seus limites


Relacionadas