TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
especial publicitário

Como escolher a melhor escola para seu filho?

Proposta pedagógica, estrutura e equipe de professores devem ser observados

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
É fundamental que o desenvolvimento socioemocional seja tratado como uma prioridade.
É fundamental que o desenvolvimento socioemocional seja tratado como uma prioridade. (Foto: Divulgação)

Há muitos fatores para serem levados em consideração na hora de escolher a melhor escola para os filhos. Afinal, a educação não serve apenas para transmitir saberes intelectuais, mas também para o desenvolvimento de crianças e adolescentes e formar os cidadãos do futuro.

“A escola é o local que irá colaborar de forma muito intensa no desenvolvimento humano pleno, na construção da personalidade e de habilidades essenciais para a vida futura. Nesse sentido, a escola precisa ser um lugar que estimule horizontes amplos, questionamentos fundamentais e ofereça um itinerário de desenvolvimento holístico, isto é, atento a todas as dimensões da pessoa”, explica Luis Miranda, supervisor pedagógico do ISO Colégio e Cursos.

Além disso, é fundamental que o desenvolvimento socioemocional seja tratado como uma prioridade. Segundo o supervisor pedagógico, a escola deve focar não apenas no rendimento do estudante, já que o processo de aprendizagem envolve o aluno em todas as suas dimensões.

“O ISO possui um conjunto de diferenciais. Podemos citar o uso, na educação infantil e no ensino fundamental, da estratégia pedagógica Finlandesa INNOPEDA®, fruto da parceria com a Universidade de Ciências Sociais e Aplicada de Turku, na Finlândia; a aposta na formação e capacitação contínua dos professores; o uso de metodologias ativas em todas as nossas práticas pedagógicas; a estrutura física e o ambiente humano de nossas unidades; e a aposta permanente na educação de excelência e de resultado", comenta o supervisor.

Dicas para escolher a melhor escola para seu filho

Conheça melhor a escola

É importante observar tanto a estrutura da escola quanto a dinâmica entre os alunos, professores e profissionais da escola. Uma boa ideia é visitar as salas de aulas e os ambientes mais frequentados pelos alunos, como quadras de esporte e lanchonetes, para se certificar de que tudo está adequado e limpo.

Informe-se sobre a metodologia de ensino

Conhecer a metodologia de ensino adotada é um dos principais fatores a serem levados em consideração no momento de escolher a escola.

No ISO Colégio e Cursos, o aluno é encarado como protagonista do processo educacional, e tanto a escola quanto a família são facilitadores para o pleno desenvolvimento intelectual e social da criança e do adolescente.

Combinando uma metodologia de ensino baseada na estratégia educacional finlandesa, uma equipe de professores qualificada e apoio psicopedagógico contínuo, a equipe do ISO entende que a educação influencia na formação do ser humano e da comunidade ao seu redor.

Qualificação dos professores

O professor é um dos mais importantes atores do processo educacional e, por isso, é importante conhecer a formação e qualificação do quadro da escola. Nesse sentido, procure saber se a instituição oferece programas de atualização de qualificação de seus profissionais.

“Uma escola que aposta na formação dos professores é uma escola que impacta e transforma o aprendizado e desenvolvimento dos alunos. A formação abre novos horizontes, permite aprofundar novos contributos e cria um ambiente de aprendizado contínuo - seja dos professores, seja dos alunos. Nós promovemos uma  formação sobre tendências educacionais emergentes e pós-graduações nas mais diversas áreas do conhecimento", diz Luis Miranda.

Conheça as produções dos alunos

Valorize escolas que estimulem o aluno a produzir, a aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Procure saber sobre exposições de trabalhos, feiras e projetos interdisciplinares que a escola possa promover - isso fará toda a diferença na educação do seu filho.

Relação dos pais com a escola

Por fim, é essencial que os pais estejam atentos à parceria que é construída entre a família e a escola. A relação entre os pais e o colégio deve ser pautada pelo respeito, diálogo e confiança mútuos.

Relacionadas