Paraíba, segunda-feira, 18 de dezembro de 2017
22° C
Busca

Paraíba

Paraíba

Quer curtir o feriadão na Paraíba? Confira 5 belas praias para relaxar

Tem praia pra todos os gostos, seja pra quem quer algo menos movimentado e mais tranquilo, ou pra quem curtir um barzinho à beira-mar com muita gente bonita.

Por Vitor Feitosa

18h10

Não é novidade que o Nordeste se destaca bastante pelas suas belas paisagens litorâneas, e em especial pelas praias que fazem dessa região do país o melhor lugar para fazer turismo no verão em território brasileiro, se você gostar de sol, calor e mar, logicamente.

É no extremo oriente do Brasil que se encontra o litoral da Paraíba, cuja capital João Pessoa é conhecida por ser aquela onde “o sol nasce primeiro”, devido à cidade ficar na posição mais a leste do país.

E olha, se você ainda não conhece as praias paraibanas, não sabe o que está perdendo. São águas calmas, perfeitas para banho, que ficam rodeadas de muito verde e uma natureza espetacular, como belíssimas formações rochosas em alguns casos. Quer conferir tudo isso? Pois dá uma olhada na lista a seguir.


A Praia de Camboinha é a mais famosa entre os pessoenses, e bastante frequentada durante o ano todo.
A Praia de Camboinha é a mais famosa entre os pessoenses, e bastante frequentada durante o ano todo.

Praia de Camboinha – Camboinha é uma região que fica no município de Cabedelo, colado com João Pessoa, e parte integrante da região metropolitana da capital paraibana. É uma praia extensa e uma das mais famosas e frequentadas pelos pessoenses. Ela tem como característica águas transparentes e piscinas naturais, que são ótimas para banhistas que gostam de dar um mergulho no mar. Além disso, existem vários bares na areia de frente à praia, sem contar as muitas casas utilizadas apenas para veraneio e ficam sempre disponíveis para aluguel. Camboinha ainda é a porta de entrada para Areia Vermelha, um banco de areia que fica a cerca de 1 km distante da costa, e surge sempre quando a maré está baixa. Muita gente vai de barco e lancha até lá, para aproveitar as piscinas que surgem.


A extensão da praia do Bessa é imensa, mas tem um trecho específico denominado de "Caribessa".
A extensão da praia do Bessa é imensa, mas tem um trecho específico denominado de "Caribessa".

Praia do Bessa – As praias urbanas de João Pessoa não são muito apropriadas para banho, mas entre elas há uma exceção. O bairro do Bessa é enorme, e o último da Zona Leste da capital antes de chegar ao município de Cabedelo. E existem várias opções para se divertir na Praia do Bessa, que também é bastante calma e reúne muitos dos cidadãos pessoenses todos os finais de semana. São vários bares à beira-mar que já se tornaram point dos mais jovens nos dias de sol, além de ainda ser o ponto de encontro da turma que pratica frescobol. Fora isso, há uma região em especial no Bessa que ganhou um nome bem particular: Caribessa. E não é atoa, já que são aproximadamente 4 km de praia com águas azuis onde não existem ondas, por conta dos corais. Os pessoenses costumam levar ou alugar guarda-sol e cadeiras para aproveitar os dias de sol neste trecho, em que também é oferecido aluguel de caiaque e Stand-up Paddle.


Tambaba é famosa por seér uma praia de naturismo, mas também tem um trecho específico para quem prefere ficar vestido.
Tambaba é famosa por seér uma praia de naturismo, mas também tem um trecho específico para quem prefere ficar vestido.

Praia de Tambaba – A Praia de Tambaba fica no Conde, município do Litoral Sul da Paraíba e bem próximo a João Pessoa. Ela é bastante conhecida por ter uma área reservada ao nudismo, para praticantes do naturismo, mas também há um trecho para quem prefere manter as roupas no corpo. A beleza de Tambaba é algo surreal, com falésias por toda a extensão da costa, em que existe a possibilidade de apreciar toda essa beleza através de um mirante logo na chegada. Ela também possui grandes pedras dentro do mar, formando piscinas naturais. A Praia de Tambaba tem a característica de ser limpíssima, não pagar para entrar e ter algumas barracas que comercializam comidas e bebidas para quem quiser aproveitar o dia.


A Praia de Tabatinga é calma e tranquila, e também fica no Conde.
A Praia de Tabatinga é calma e tranquila, e também fica no Conde.

Praia de Tabatinga – Esta praia também fica no Conde, cerca de 30 km de João Pessoa, e é mais uma conhecida por sua imensa beleza. Sua característica principal é ser mais afastada e pouquíssimo movimentada, perfeita para quem quer tranquilidade e apenas ouvir o barulho do mar. Em contrapartida, ela não tem quase nenhuma estrutura de bares e restaurantes, e as águas são um pouco mais movimentadas que o normal. Ainda há um maceió na região da praia onde é possível tomar banho ou até fazer uma atividade diferente, como andar de caiaque.


Coqueirinho é mais uma praia que fica no município do Conde, a cerca de 30 km de João Pessoa.
Coqueirinho é mais uma praia que fica no município do Conde, a cerca de 30 km de João Pessoa.

Praia de Coqueirinho – Esta é mais uma que fica no município do Conde. A Praia de Coqueirinho é uma das mais famosas da Paraíba, e conhecida pelas suas formações rochosas peculiares, pelas águas azuis e também pelos bares que oferecem boa estrutura para quem quer ficar mais tempo aproveitando a linda paisagem, e ainda petiscar e beber algo. Coqueirinho tem uma imensa área verde, e é aquele tipo de praia tranquila e afastada da cidade. Com relação às águas do mar, elas têm uma temperatura morna e, dependendo da época, podem estar mais fortes, o que favorece aos surfistas, ou podem estar mais calmas, perfeitas para quem gosta de tomar banho.

Agora é com você. Qual dessas tem mais o seu perfil pra passar um feriadão na Paraíba?