Paraíba, segunda-feira, 23 de outubro de 2017
18° C
Busca

Paraíba

Paraíba

Deficientes físicos encaram desafios diários na luta pela igualdade

O Brasil tem hoje, segundo o IBGE, 13 milhões de pessoas com deficiência física

Por Mateus Silomar

19h00 - Atualizado 11/10/2017 às 20h59

O Brasil tem hoje, segundo o IBGE, 13 milhões de pessoas com deficiência física. E ainda falta uma política mais séria voltada para essa população, desde educação e saúde até a inclusão no mercado de trabalho.

Assim, os direitos das pessoas com deficiência estão ganhando destaque, mas as mudanças concretas de efetivação de cidadania ainda ocorrem de maneira lenta.

Jailton Matos há 16 anos sofreu um acidente de moto. Sansão Soares, há 12 anos caiu de uma árvore. Ambos ficaram paralíticos. Mesmo dependendo de uma cadeira de rodas, contam que encontraram no esporte autoestima, desejo de superar e conquistar medalhas.

Você sabia?

Pessoas com deficiência possuem direito à gratuidade ou descontos relevantes em transportes públicos. As regras exatas para os benefícios dependem do estado e da cidade onde a pessoa mora, mas sua existência é obrigatória.

Além do desconto nos transportes, é necessário que os meios de transporte urbanos e interurbanos (ônibus, metrôs, trens e aviões) sejam capazes de atender adequadamente aos passageiros com mobilidade reduzida sem que estes passem por algum tipo de constrangimento.

Há, também a reserva de vagas especiais e adequadas no transporte público, e a reserva de vagas com espaço e posicionamento adequados em estacionamentos públicos e comerciais. Para ter acesso às vagas de forma legítima, é necessário passar pelo cadastramento no Sistema Nacional de Trânsito.

Em concursos públicos, seja em esfera federal, estadual ou municipal, está entre os direitos das pessoas com deficiência ter a reserva de, no mínimo, 5% das vagas para si.

Para produtos, adaptações e serviços onde a deficiência da pessoa indicar uma maior necessidade de compra, diversos impostos podem ser isentos, com o intuito de se equalizar os gastos necessários das pessoas com deficiência.