Paraíba, sexta-feira, 17 de novembro de 2017
20° C
Busca

Portal T5

Geral

5 alternativas para adoçar a vida sem açúcar

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo diário de açúcar não deve ultrapassar as 50 g, o que representa duas colheres de sopa

Por Carlos Rocha

21h30 - Atualizado 14/11/2017 às 19h22

Muito se fala sobre os malefícios do açúcar e como ele é prejudicial para a saúde, afetando diversos aspectos da saúde. Em contrapartida, é muito difícil resistir ao açúcar na hora de adoçar sucos, cafés e outras bebidas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo diário de açúcar não deve ultrapassar as 50 g, o que representa duas colheres de sopa. No Brasil, a média de consumo é 150 g diárias, três vezes mais do que o recomendado, o que acarreta em obesidade, aumento do risco de desenvolver doenças cardiovasculares, maior chance de desenvolver diabetes. Os adoçantes artificiais, consumidos por muitos anos como uma alternativa melhor ao açúcar, também já se mostraram prejudiciais, principalemente quando o aspartame compõe o produto.

E o que fazer? Nutricionistas consultados pelo site My Fitness Pal indicam cinco alternativas naturais para quem quer largar o açúcar de vez. Confira:

1. Canela

Além de acelerar o metabolismo, a caneta tem um gosto bem característico e ajuda a controlar a metabolização do açúcar. Por esta razão, é muito indicada durante o consumo de frutas, como a canela.

2. Baunilha

A baunilha possui um sabor muito característico e que pode disfarçar a falta de açúcar. Utilize as favas ou o extrato e adicione no leite, no iogurte ou em bolos e outros doces saudáveis.

3. Coco

O coco ralado pode adicionar muito sabor à sua comida e disfarçar a falta de açúcar, por isso é essencial escolher a versão pura, sem açúcar ou adoçantes. Ótimo para chás, iogurtes e frutas amassadas.

4. Leite de amêndoas

O leite de amêndoas (sem açúcar ou adoçante adicionado) possui um sabor levemente adocicado, que ajuda a dar um gostinho maravilhoso ao café, chás e até mesmo sucos detox.

5. Stevia

A stevia é um adoçante natural que possui índice glicêmico zero e é rico em antioxidantes. Use sem medo! Mas cuidado: evite as versões com dextrose, eritritol ou pó de celulose.

Notícias ao Minuto