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TV Globo restringe uso de redes sociais para jornalistas e diretores

De acordo com o diretor, os jornalistas “são em grande medida responsáveis pela imagem dos veículos para os quais trabalham".

Por Redação Portal T5

07h00 - Atualizado 07/12/2017 às 06h25

Em comunicado enviado aos jornalistas nesta segunda-feira (4), o diretor-geral de Jornalismo e Esportes da Globo, Ali Kamel, restringiu o uso das redes sociais pelos profissionais da emissora. O aviso vem após o jornalista César Tralli identificar marcas de grife em fotos de seu casamento com a apresentadora Ticiane Pinheiro, que aconteceu no último sábado (2).

“Marcas, evidentemente, devem ser evitadas. E os nomes de restaurantes e lojas, no espaço dedicado à localização (nas redes sociais), devem ser substituídos pelo nome da cidade em que a foto foi tirada. Isso evitará percepções equivocadas”, diz comunicado de Ali.

De acordo com o diretor, os jornalistas “são em grande medida responsáveis pela imagem dos veículos para os quais trabalham e, por isso, devem evitar em suas atividades públicas tudo aquilo que possa comprometer a percepção de que exercem a profissão com isenção e correção”.

Leia o comunicado na íntegra:

“Amigos,
De forma certamente não proposital, alguns jornalistas da Globo, em suas redes sociais, têm publicado fotos suas com a marca aparente de algum produto, roupa, restaurante, hotel e afins. Ou, então, permitindo que o espaço para “localização” da foto remeta a alguma marca.

Isso leva o público a crer que possa estar diante de publicidade, mesmo que subliminar.

Marcas, evidentemente, devem ser evitadas. E os nomes de restaurantes e lojas, no espaço dedicado à localização (nas redes sociais), devem ser substituídos pelo nome da cidade em que a foto foi tirada.

Isso evitará percepções equivocadas.

Nosso princípios editoriais afirmam que a participação de jornalistas do Grupo Globo em plataformas da internet, como blogs pessoais, redes sociais e sites colaborativos deve levar em conta que os jornalistas são em grande medida responsáveis pela imagem dos veículos para os quais trabalham e, por isso, devem evitar em suas atividades públicas tudo aquilo que possa comprometer a percepção de que exercem a profissão com isenção e correção.

Peço aos diretores e aos editores-chefes que se certifiquem de que esse e-mail chegou a todos.

Abraços
Ali Kamel”

A exposição na mídia do casamento do apresentador do “SPTV”, César Tralli, com Ticiane Pinheiro, já havia sido questionada por pessoas fora da Globo que não concordaram com a forma vulgar como tudo foi conduzido. O colunista Kiko Nogueira, do DCM, foi um dos que denunciaram a mudança de papéis de alguns jornalistas que querem aparecer como se fossem celebridades.

Com informações do SRzd