Paraíba, quarta-feira, 22 de novembro de 2017
21° C
Busca

Portal T5

Brasil

Designer propõe mudanças na bandeira do Brasil

A outra alteração seria nas cores, que passariam a ser degradê.

Por Redação Portal T5

07h50 - Atualizado 10/11/2017 às 17h33

Responsável por criar algumas das aberturas mais conhecidas e marcantes da TV Globo, o designer alemão Hans Donner propôs uma modificação na bandeira do Brasil. Segundo o projeto apresentado a expressão 'Ordem e Progresso' seria modificada para 'Amor, Ordem e Progresso'.

A outra alteração seria nas cores, que passariam a ser degradê. A ideia de Hans foi apresentada nesta quinta-feira (9), durante o Fórum do Amanhã, que acontece em Tiradentes (MG).

Hans Donner explicou que o objetivo é sinalizar uma nova visão de país. Além do uso de tons de verde e amarelo em degradê, o projeto prevê modificação no sentido da faixa branca e a inserção da palavra "amor" antes do lema positivista "Ordem e Progresso".

"Essa ideia expressa um sentimento mais positivo. O objetivo é começar por aí a resgatar a solidariedade que não pode faltar num símbolo da nação", disse.

Além disso, o sentido da faixa, que hoje forma um arco com pontas direcionadas para baixo, seria invertido, indicando para o alto.

"Quando comecei a fazer design em Viena, uma das primeiras coisas que aprendi foi que uma frase que sobe, para o alto, tem poder. E queremos sinalizar esse poder, essa mudança que é necessária. Como está, a frase indica inferioridade, e isso acaba passando para o povo", disse.

Apoio

O Fórum do Amanhã é uma iniciativa que tem como objetivo reunir intelectuais e populares para discutir os problemas brasileiros e apontar soluções para o futuro. Entre os idealizadores estão o economista Eduardo Gianetti e o sociólogo italiano Domenico de Masi.

Com o objetivo de apresentar a mudança na bandeira aos brasileiros, o Fórum do Amanhã faz uma campanha virtual onde apresenta a nova proposta de design. "Estamos unidos pelo propósito de alterar a bandeira brasileira, conforme a sugestão visual de Hans Donner", disse a entidade no site oficial da petição para que a mudança seja realizada.

Ainda de acordo com os organizadores, trata-se de um movimento cívico, independente de partidos ou ideologias. "Queremos atualizar a nossa bandeira para que reflita uma nova visão de país e a crença num futuro melhor. Para gerar um sentimento mais positivo. Vamos começar por aí a resgatar a solidariedade que não pode faltar num símbolo da nação", diz o fórum.

A expectativa é conseguir 100 mil assinaturas e, depois, enviar a proposta de mudança ao Congresso Nacional.

Fonte: Uol